As 5 solas que fundamentam a nossa fé
Há 508 anos, um monge alemão chamado Marinho Lutero, membro do clero que tinha acesso à palavra de Deus, foi impulsionado pelo conhecimento das Escrituras que provocou em seu coração uma grande revolta contra o estado geral da cristandade.
No intuito de promover mudanças na igreja, Lutero escreveu suas 95 teses e as fixou na porta da igreja do castelo de Wittenberg no dia 31/10/1517. Assim começou a Reforma que seria o berço de inúmeras igrejas protestantes.
As “5 Solas” são os cinco pilares teológicos e doutrinários da Reforma Protestante do século XVI. Elas encapsulam a redescoberta da fé cristã. Entenda cada umas delas:
SOLA SCRIPTURA
Afirma categoricamente que a Bíblia Sagrada é a única fonte infalível e inerrante da revelação divina e, portanto, a autoridade final para todas as questões de fé e prática cristã. Nenhuma tradição eclesiástica, decisão conciliar, ensinamento papal ou revelação pessoal pode contradizê-la ou sobrepujá-la.
SOLA FIDE
Declara que a justificação do pecador — o ato pelo qual Deus o declara justo e perdoado — ocorre somente pela fé em Jesus Cristo, sem qualquer mérito de obras humanas.
SOLA GRATIA
Afirma que a salvação do pecador é inteiramente e exclusivamente uma obra da graça de Deus, um favor totalmente imerecido e gratuito concedido por Sua soberana vontade.
SOLUS CHRISTUS
Jesus Cristo é o único Mediador entre Deus e a humanidade e o único caminho para a salvação. Não há outro nome, pessoa, instituição ou sacrifício pelo qual possamos ser salvos.
SOLI DEO GLORIA
Proclama que toda a glória, honra e louvor pertencem somente a Deus. Este é o propósito final de todas as coisas, especialmente da salvação.
Neste dia, esteja grato pelo verdadeiro conhecimento revelado e peça a Deus que a Reforma continue gerando grandes transformações no coração de cada cristão.
:: Comunicação Lagoinha Global